Nossa Senhora Rainha da Paz, nossa Coordenadora!

rainha-da-paz

Rainha da Paz é um dos inúmeros títulos de Nossa Senhora. Este é diferente de ‘Nossa Senhora da Paz’. O título ‘Rainha da Paz’ está associado às aparições da Virgem Maria em Medjugorje, na atual Bósnia. Lá, ela ainda aparece a seis videntes e se apresenta como Rainha da Paz. Ainda hoje os videntes a vêm e transmitem suas mensagens para o mundo. Por isso, vamos estudar esta imagem, que é rica em símbolos e significados.

O véu da Rainha da Paz ‘ Dois significados

  1. O véu de Nossa Senhora Rainha da Paz é branco, simbolizando da pureza da Virgem Maria. Ela é pura de coração, sem manchas, sem pecado, sem falsidade, sem segundas intenções, sem mentira. Tudo o que ela diz e faz é em obediência à vontade de Deus. Ela nada faz por si mesma.
  2. O outro significado é que o véu parece agitado pelo vento. Isto simboliza que Nossa Senhora conhece os ventos contrários da vida, as dificuldades e os momentos de falta de paz, mas ela pode trazer a paz e acalmar as tempestades. O véu agitado pelo vento tem a ver com o gesto de Nossa Senhora que vamos analisar em seguida.

Os gestos da Rainha da Paz

  1. A mão direita de Nossa senhora Rainha da Paz ponta para o seu coração. O significado deste gesto é belo e profundo. Significa que, nas tempestades da vida, o Coração de Maria deve ser nosso refúgio. Ele nos socorre, conforta e dá forças. O Sagrado Coração de Maria é um porto seguro nos momentos de dificuldades e problemas.
  2. A mão esquerda da Rainha da Paz estendida simboliza o chamado carinhoso que ela nos faz: ‘Venha, meu filho, minha filha!’ Para onde’ Ela responde com o gesto da mão direita: ‘Para o meu coração!’ Nele, você encontrará a verdadeira paz. A paz que só Jesus pode dar, mas Maria pode nos levar até Ele.

A túnica azul clara da Rainha da Paz

A túnica azul clara da Rainha da Paz simboliza o céu. Significa que a Virgem Maria está no céu e que sua mensagem provém do céu. Se ouvirmos seus ensinamentos e atendermos aos seus pedidos, ela nos levará para o céu.

As nuvens na cor lilás aos pés da Rainha da Paz

As nuvens na cor lilás aos pés da Rainha da Paz simbolizam a aurora e o nascer do sol. Na simbologia cristã Jesus é o Sol da Justiça e da Paz. Portanto, as nuvens em lilás significam que o Sol da Paz vai nascer em nossa vida, se atendermos ao chamado de Nossa Senhora. Maria sempre levará todos os homens a Jesus. Ela nunca se colocou como um fim em si mesma; é sempre em Jesus e para Jesus.

Oração a Nossa Senhora da Paz

“Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, eis, a vossos pés, vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz, por causa de nossos pecados. Intercedei por nós, para que fiquemos em paz com Deus e com nosso próximo, por vosso filho Jesus Cristo. Ninguém pode dá-la senão vosso filho Jesus Cristo que recebemos de vossa mão. Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz, e quando Jesus abandonou o mundo, no-la prometeu e deixou-a como sua herança. Vós, ó Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos este Jesus e deixai-o em nosso coração. Ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso Reino, e reinai com Vosso Filho no meio de vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção. Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maldição e de discórdia. Fazei-nos humildes na fortuna, fortes em paciência e caridade nos sofrimentos, firmes e confiantes na Divina Providência. Abençoai-nos dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que, formando aqui a vossa família, possamos do Céu bendizer-vos, e a vosso Divino Filho Jesus, por toda a eternidade. Nossa Senhora da Paz, rogai por nós. Amém.”

Referência:

http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-rainha-da-paz/54/102/