Representantes Ministérios

Antes de tudo, mantendo entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados. Exercei a hospitalidade uns para com os outros, sem murmuração. Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu:a palavra, para anunciar as mensagens de Deus; um ministério, para exercê-lo com uma força divina, a fim de que em todas as coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A ele seja dada a glória e o poder por toda a eternidade! Amém.” (1 Pe 4, 8 -11)

Ministérios são serviços prestados à Igreja. Os seus integrantes, denominados servos, são chamados por Deus, ou “vocacionados” a exercerem o ministério através do dom que Deus lhes conferiu.
Os representantes de ministérios são servos e cumprem uma missão específica no qual foram chamados por Cristo a desempenharem dentro de sua paróquia. Orientam os grupos de ovelhas a servirem sempre num espírito de fraternidade.

– Ministério Kerigma (Anúncio e Música): Ministério responsável pelos anúncios e testemunhos nos encontros kerigmas e outros. O anúncio Kerigmático tem como base a Palavra de Deus, onde a reconhecemos como “lugar” de experiência autêntica e pessoal com Jesus Cristo. São formados através da Escola de Profetas, verdadeiros anunciadores do Amor de Deus que transforma. Também a música é Anúncio pois, através do louvor, os corações se aproximam de Deus. O anúncio kerigmático é realizado tanto por quem testemunha quanto por quem canta ou toca algum instrumento.

– Ministério Bom Pastor: O pastor é, também, um grande responsável pelo bom êxito do anúncio kerigmático. Ele faz parte, indiretamente, dos anunciadores e profetas que aprofundam formações e temas às comunidades. O pastoreio garante o seguimento de cada pessoa, ou seja, como recebe e acolhe a mensagem e a preparação para a resposta que deve dar.

– Ministério Santa Teresinha (Missões): Tem o objetivo de consolidar todas as formas de saídas missionárias, dentro de cada paróquia, sejam em missões internas, missões externas, missões permanentes, formações para saídas missionárias ou formação para técnicas de abordagem, apostolado e “evangelismo”.
No “encontro preparatório para saída missionária”, fase que antecede a realização do encontro Kerigma, ocorre orientações de abordagem, acolhida e um pré-pastoreio dos que aspiram ao encontro kerigma.
As saídas missionárias são divididas em:
– Missões Internas – São destinadas aos fiéis de dentro das comunidades paroquiais, principalmente os que servem a paróquia nas diversas pastorais, movimentos e associações, como também os fiéis que participam somente dos sacramentos. Soma-se a este Ministério o momento de implantação da Missão Frutificai nas paróquias que a solicitaram.
– Missões Externas – Têm como objetivo as visitas às casas, comércios ou tudo que estiver externamente configurado à igreja. A visita é temporal e tem como objetivo estabelecer vínculo com as comunidades células e introduzir estes “visitados” no kerigma.
– Missão Permanente – O objetivo central da Missão Permanente é “Levar o Evangelho, anunciar Jesus aos lares visitados” de forma constante e “insistente”, procurando um vínculo mais profícuo com famílias e lares, uma aproximação destes com as comunidades kerigmáticas.

– Ministério São José (Intercessão e Liturgia): O dom da intercessão é inerente a todo o cristão, pois pelo sacramento do batismo, somos inseridos no Corpo Místico de Cristo e participamos das mesmas funções de sacerdote, reis e profetas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, buscaremos conscientizar todos os irmãos das Células a assumir seu papel de intercessores (na oração pessoal e participando das missas) junto a Jesus Cristo, único mediador entre Deus e os homens.

– Ministério de Comunicação: comunicar as ações da Missão, tendo por método de evangelização, o dar sentido em “Ser Igreja”, estimulando assim a participação dos fiéis e os deixando informados do que está acontecendo, seja por sites, blogs, ou social network, (redes sociais). Somam-se a este Ministério as atividades desenvolvidas na secretaria dos Encontros Kerigmas, cadastros e envio de estudos.

– Ministério de Infraestrutura: responsabilizar-se em levar aos encontristas condições que tragam um maior conforto, proporcionando assim aproveitar melhor os momentos de reflexão e oração.