Células e as Pastorais

Os evangelizados, através da Missão, são chamados a exercerem seu papel pastoral dentro da própria paróquia, nas diversas pastorais ou na pastoral da própria Missão Paroquial.

Celulas e Pastorais

Entendemos as pastorais como “Serviço” às comunidades, onde elas têm razão existir quando objetivamente servirem às comunidades. Desta forma, através do Caminho de discípulo, queremos chegar a este objetivo: que cada evangelizado chegue ao serviço na paróquia, através de suas diversas formas pastorais.

O FAZER ou o trabalho é apenas a terceira parte do Caminho ou da formação dos evangelizados. Em primeiro lugar, após o kerigma, formamos o SER cristão (oração, formações); após entramos num segundo e importantíssimo estágio da vida do cristão que é o IR (saídas missionárias), por fim chegamos ao FAZER pastoral.

O trabalho pastoral se dará a partir do discernimento da comunidade célula, com o pastor ou pastora da comunidade e com o pároco, que deve ser o dispensador dos “carismas e ministérios” em sua paróquia, analisando e aprovando os dons manifestados dentro das comunidades.