Kerigma, Comunidade e Missão: Missão Frutificai e o 8º Plano de Pastoral Diocesano

O BIO (Boletim Informativo da Diocese de Osasco) traz na edição de junho, matéria sobre o trabalho missionário da Missão Frutificai que é realizado de modo completo, em um dos três Projetos de Ação do 8o Plano de Pastoral da Diocese de Osasco.

CLIQUE AQUI para ler a matéria no o BIO de Junho de 2016

Celulas e Movimentos

Kerigma, Comunidade e Missão: Missão Frutificai e o 8º Plano de Pastoral Diocesano

Resgatando o fervor das primeiras comunidades cristãs, a Missão Frutificai propõe caminho de discipulado que tem transformado o modo de viver nas paróquias através dos encontros kerigmas e da vivência nas comunidades kerigmáticas. Responde de modo amplo e honesto, o que pedem os documentos 104 Comunidade de Comunidades da CNBB e 8º Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Osasco.

O que é e o que faz a Missão Frutificai?

Presente em paróquias nas cinco regiões diocesanas, a Missão Frutificai não é um movimento da Igreja como RCC, ECC, levando uma espiritualidade própria ou direta a algum grupo, mas uma Ação Evangelizadora, propondo um serviço evangelizador através do anúncio do kerigma e, a partir dele,  formar comunidades.

Propomos um Caminho de discipulado através da vivência comunitária, onde a pessoa chamada por Deus encontra elementos necessários para seu crescimento e solidificação, até alcançar à maturidade evangélica, trabalhando com apostolado efetivo e participativo.

É chamada Frutificai, pois tem objetivo final a dar frutos, render, multiplicar.

A Missão Frutificai e o 8º Plano de Pastoral

Todo o trabalho pastoral da Missão Frutificai está em íntima consonância com o que nos pede o texto final do 8º Plano Diocesano de Pastoral Diocesano, conforme documento final:

“Projetos de Ação âmbito 5.1 Missão e Comunidade

– Estruturar a ação das comunidades eclesiais, de modo que a pregação querigmática assuma de fato um lugar de destaque na pastoral;”

– Fomentar e incentivar a dinâmica das paróquias com a criação de pequenas comunidades;

– Criar a consciência da missionariedade essencial da Igreja, sem restringir tal característica a ações pontuais.”

O Anúncio do Kerigma antes de tudo e de qualquer coisa

 “- Estruturar a ação das comunidades eclesiais, de modo que a pregação querigmática assuma de fato um lugar de destaque na pastoral;” 8º Plano Pastoral Diocesano, 5.1.1.2

Toda a trajetória e caminho eclesial deve começar necessariamente por uma proposta ou chamado de Deus que é feita de modo pessoal através do anúncio da Pessoa de Jesus Cristo. A este anúncio chamamos “Kerigma”, que nos propõe a adesão à salvação de Jesus, à renúncia dos pecados e ao acolhimento do Espírito Santo.

Como servir a quem não conhecemos? Por isso, o anúncio do Kerigma deve vir antes de tudo e de qualquer coisa, devendo estar a frente de qualquer serviço pastoral ou ministério. É a porta de entrada para a Igreja.

Através do kerigma, o novo ardor se acende na vida daquele que adere e Lhe “abre o coração”, fazendo-o reanimar e a encontrar o sentido.

“O desenrolar de toda esta missão inicia-se com o encontro transformador com a pessoa de Jesus Cristo mediado pela Igreja mesma. Tudo se põe em movimento com a decisão de viver com Ele, após a experiência de ser amado e salvo por Ele.” Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE – 2015-2019)

Formação das Sementeiras e Comunidades células

“- Fomentar e incentivar a dinâmica das paróquias com a criação de pequenas comunidades”  8º Plano Pastoral Diocesano, 5.1.1.2

Depois de oferecermos o anúncio kerigmático e respeitando a paróquia em suas estruturas pastorais e de movimentos, nossa missão é formar autênticas comunidades de vivência cristã e a partir delas, pela ação do Espírito Santo, suscitar e formar missionários e evangelizadores para atuarem nos diversos seguimentos paroquiais. Procuramos assim dar qualidade às estruturas existentes, transformando a partir de dentro, pelo testemunho e o chamado à comunhão e vida fraterna.

A Missão Frutificai não faz comunidades ou adeptos à ela mesma. As comunidades depois do kerigma, sobrevivem somente no ambiente paroquial, e ali devem se alimentar dos sacramentos e depois, através de discernimento, serem levadas a ação pastoral.

Os encontros das pequenas comunidades se dão, de preferência, nos lares, mas podem acontecer também nas instalações paroquiais, ou em qualquer lugar que propicie o bem-estar de seus membros, onde há a oração, escuta da Palavra de Deus, estudo catequético e partilha de vida. A convivência dos irmãos é o que garante vida à comunidade. Nela são gerados fortes vínculos de comunhão, de amizade e de aceitação.

Saídas missionárias frutuosas

“Criar a consciência da missionariedade essencial da Igreja, sem restringir tal característica a ações pontuais.” 8º Plano Pastoral Diocesano, 5.1.1.2

Todos os que estão nas comunidades, depois de se tornarem maduras testemunhas, são chamados a multiplicar a vivência comunitária indo ao encontro de outros através das saídas missionárias internas, externas e permanentes. O testemunho da vivência nas pequenas comunidades que nasceu do Kerigma, se torna instrumento do Espírito Santo, e traz outros a vivenciarem as “mesmas maravilhas” da experiência Kerigmática e da vida comunitária.

Para a Missão Frutificai a saída missionária, o ir e fazer discípulos, faz parte essencial da formação e amadurecimento do cristão. Aquele que sai em missão enriquece o mundo através do anúncio e testemunho e também é enriquecido se tonando um animado missionário evangelizador no ambiente paroquial.

“Esse dá muito fruto”

A convivência entre os irmãos das comunidades, as saídas missionárias periódicas e permanentes, os encontros kerigmas, se tornam um verdadeiro testemunho profético para os afastados e isolados, promovendo o desejo do encontro com Cristo e com os irmãos, dentro do ambiente paroquial.

Além disso, nossa missão é fazer que o ambiente paroquial seja amado, querido e prestigiado, casa de oração, lugar de encontro com o sagrado e com os irmãos.

Desejamos ao Plano de Pastoral muitos frutos!

Aquele que permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto” Jo 15

Quer saber mais? Acesse www.frutificai.com.br

www.facebook.com/frutificai

Frutificai!

Pe. Emerson Pedroso