No Caminho › 22/01/2016

Acordar do sono da negligência

Jesus ressuscita Lázaro - catacumba - III dC

Jesus ressuscita Lázaro – catacumba – III dC

Segundo a Santa Escritura, o homem que se encontra longe de Deus é como se estivesse adormecido. Ou seja, é homem em estado de pecado.Ele não sabe nada de sua alma e de sua situação. Ele não tem nem mesmo a menor suspeita de sua dimensão espiritual: ele precisa acordar! Por este motivo São Paulo escreveu aos Romanos: “Compreendeis o tempo em que vivemos; é hora de acordar” Rm 13, 11.

O Apóstolo quer nos dizer o seguinte: basta de dormir! Já basta desses tempos de negligência em nossa vida espiritual. Devemos acordar sem demora, aqui e agora, sem nenhuma procrastinação!

Devemos então, nos acordar do sono da negligência. Porém, São Paulo vai ainda mais longe que o sono ordinário, ele vê a morte: “Desperta, você que dorme, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” Ep 5,14

O chamado é bem claro: levanta-te e seja cuidadoso consigo mesmo. Volte à vigilância para descobrir em que ponto você parou. Desperta e deixa as obras da escuridão. Se assim o fizerdes, Cristo te iluminará e você passará da morte para a vida.

O pecador é necrosado, abestado. Ele não sabe quem é, e nem o que faz. Fora de seu eixo, desenraizado, ele se joga na infelicidade. O filho pródigo tomou consciência da trágica situação em se encontrava quando se internalizou (Lc 15, 17).

O homem pecador esquece seu próprio espírito, esquece de Deus, esquece de seus princípios e ideais: adormecido, ele não sabe mais o que é verdade. Os anjos o observam dizendo “Por quanto tempo ainda este homem ficará adormecido?”. Ele precisa de alguém que o acorde, que acorde sua consciência dentre os mortos, a fim de que Cristo irradie nele a sua Luz.

Satanás, como já se sabe, adormece primeiro a consciência do homem para, em seguida, fazê-lo cair. Por meio de uma artimanha, ele procura conduzir o homem para uma vida de devaneio e negligência.

Uma das táticas mais poderosas que o demônio utiliza para destruir a vida espiritual é jogar o homem no ativismo exterior. O que é sutil nessa tentação é que ela não ataca o espiritual diretamente, mas não deixa nenhum espaço para o homem desenvolver a sua vida espiritual, a qual já não se lembra mais.

Esse tipo de pessoa nunca tem tempo para se sentar com Deus, para rezar ou ler a Bíblia, meditar ou louvar o Senhor. Não tem tempo para sentar e se interrogar: quem sou eu? Para onde estou indo? A vida dessas pessoas não tem nenhuma chance de se transformar.

A estratégia dos espíritos é simples: eles sabem que a partir do momento em que o homem para, sua nostalgia espiritual pode se manifestar nele mesmo e ele corre o risco de, de repente, ouvir a voz de Deus no seu interior, ou mesmo descobrir sua consciência que o interroga.

Shenouda III de Alexandria
Igreja Copta Ortodoxa